A tragédia chocou os moradores da cidade de Vitorino Freire-MA. A pequenina Anne Cecília, de apenas quatro meses de vida, morreu depois de cair de uma rede onde estava com o pai, que a colocava para dormir. Segundo informações, a escápula da parede teria quebrado. Na queda, Anne bateu a cabeça no chão e o pai ainda caiu sobre ela.

Desesperado, o pai da menina ainda tentou socorre-la, mas a pequenina morreu ao chegar ao hospital da cidade. Anne Cecília era a segunda filha do casal e havia completado quatro meses no último dia 22.

Para os vizinhos ficaram as lembranças tristes e alegres de Cecília. "Quase que peguei a bebê, mas a mãe estava tão desesperada que ninguém conseguiu tirar dos braços dela", lembra a dona de casa Roseane Andrade.
Oneide Lima, conhecida por “Duduga”, recorreu ao suicídio na semana passada e segue internada no Hospital Macrorregional de Coroatá. Seu estado de saúde é grave, segundo informou a equipe médica que está cuidando do caso.

A mãe da jovem (foto) foi entrevistada por Givanildo Araújo, no programa Coroatá na TV, e contou que a filha estava passando por problemas difíceis e acabou tomando um medicamento desconhecido.

Mãe de Oneide Lima
“Fico inconformada das amigas delas saberem do momento difícil que ela tava passando e nenhuma me disse nada. Elas andaram aqui um dia antes, deveriam me chamar e contar o que tava acontecendo. Quando eu fiquei sabendo a “Duduga” já estava na UPA, passando mal. Só que lá tinha muita gente pra ser atendida e apenas um médico. Acho que ela se desesperou, na agonia do remédio, e tomou o resto desse veneno da mão da enfermeira e bebeu. As amigas dela não deveriam deixar isso acontecer. Tinham que tá perto dela, segurando ela”, disse a mãe de Oneide.

“Todo mundo gosta da minha filha. Só tem algumas pessoas que andavam falando mal dela. Ela não é de andar em festa, de ficar saindo para a rua, só recentemente ela começou a sair e beber. Eu estou muita arrasada. Tenho que me apegar com Deus, pedindo para que Ele dê a saúde da minha filha. Ela tem quatro filhas para criar, eu não tenho emprego, meu marido não é aposentado, é um momento muito difícil. Ela é tudo aqui dentro desta casa, é meus pés e minhas mãos”, disse a mãe, emocionada.

O remédio tomada pela jovem não foi identificado no primeiro momento pelos médicos. De acordo com informações repassadas para a família, esse tipo de veneno acabou sendo transmitido para o sague de “Duduga”, o que causa maior preocupação. Ela segue internada na UTI do Macrorregional e os médicos aguardam evolução do quadro de saúde.
Mais um acidente de moto envolvendo jovens em Coroatá por pouco não acabou em tragédia. Pelo menos três pessoas ficaram feridas, de acordo com as informações que chegaram à nossa redação.

O acidente aconteceu por volta das 17h30 de ontem, domingo (27/07), na estrada que dá acesso ao Morro do Machado [logo no início], no bairro do Mocó. Ainda não se sabe as causas do acidente. Há um relato de que um dos jovem empinava o pneu da moto quando teria perdido o controle da mesma e caído.

Um dos envolvidos, aparentando ser menor de idade, fraturou a perna e o braço. Ele foi atendido por uma equipe médica do SAMU e logo em seguida encaminhado ao Hospital Macrorregional de Coroatá. Os outros jovens tiveram apenas escoriações pelo corpo.



O evento foi realizado na tarde do último sábado (26/07), em São Luís e contou com a presença de pelo menos 1.500 lideranças de 92 municípios do estado, incluindo uma comitiva de Coroatá, convidada de honra para o evento. O grupo é liderado pelo ex-secretário de educação e presidente municipal do PDT local, professor Odair José.

O partido no Mranhão já começa a estabelecer alianças para agregar valores e somar forças ao PDT de Coroatá, visando talvez uma possível candidatura do ex-secretário de educação para prefeito em 2016.

Weverton Rocha disse em seu discurso que embora as eleições municipais irão acontecer só em 2016, o momento é de fortalecer o grupo para estar preparado ao desafio. Falou ainda acreditar que o nome de Odair é uma realidade forte com ampla possibilidade de se fazer ser o prefeito de Coroatá.

Durante o encontro o candidato ao governo do estado Flávio Dino enalteceu a presença do professor Odair José e de toda sua comitiva, representando Coroatá. Dino pretende sentar com o grupo liderado por Odair para discutir assuntos relativos a atual conjuntura política do município de Coroatá, dessa reunião o partido municipal espera também que seja oficializado a escolha do nome do candidato a dep. estadual que será apoiado.  





Após o sucesso do primeiro vídeo, publicado aqui no Coroatá Online [veja], a banda coroataense “Conexão Jovem” divulgou ontem, sábado (26/07) mais um vídeo mostrando todo o talento usado para levar a mensagem de Deus.

O clip foi feito por Leandro Baima, nosso parceiro. Desta vez, contou com a participação de seis integrantes: Rayanne Paiva (Vocal), Carla Mayra (Violão), Samuel Gaspar (Guitarra), Maycon Souza (teclado), Paulo Mendonça (Baixo) e Vinícius Brandão (Cajón).

O grupo continua se preparando com entusiasmo para se apresentar na cidade de Chapadinha. Há vários convites de outras cidades, inclusive de outros estados, como Minas Gerais, mas a banda ainda não confirmou se vai aceitar o convite, porque depende de outros fatores.


_______________________________________________________________________________
Edição do vídeo: Leandro Baima. Ele é administrador da página Coroatá na Rede e tem se dedicado a ajudar a banda “Conexão Jovem” produzindo alguns vídeos e ensaios fotográficos para o grupo. Leandro já produziu diversos vídeos, alguns deles conseguindo números significativos de visualizações [veja seu canal no youtube].  

.
Excelente notícias aos jovens e demais coroataenses. O curso preparatório pré-vestibular, existente há alguns anos na cidade, será retomado provavelmente no próximo mês (agosto).

A prefeitura de Coroatá abriu licitação para contratar uma instituição de ensino que irá conduzir o cursinho pré-vestibular.

As aulas vão preparar os jovens para as provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano obteve um número recorde de estudantes aptos a fazer as provas, 8.721.946, crescimento de 21,6% em relação ao ano anterior.
Na matéria publicada anteriormente [veja aqui] sobre a reforma do edifício sede da Prefeitura Municipal de Coroatá, que custará R$ 541.970,01 (quinhentos e quarenta e um mil, novecentos e setenta reais e um centavo), divulgamos a imagem do prédio atual onde a Prefeitura está localizada, mas na verdade será o antigo prédio onde funcionava a Prefeitura, na gestão passada.

Como havíamos informado anteriormente a empresa vencedora da licitação foi a Engetech Construtora Ltda – EPP CNPJ – 11.109.254/0001-69, situada na Rua Aririzal, Quadra 01, no 08 - Jardim Eldorado Turu - Sao Luis - MA.


O equívoco deu-se por conta das informações imprecisas publicadas no Diário Oficial do Maranhão. O documento é claro ao dizer que a reforma será no edifício sede da Prefeitura. O atual prédio sede da Prefeitura é onde funcionava a Secretaria de Educação, no governo anterior, ainda que sede provisória, continua sendo sede, como consta, inclusive, no próprio Diário Oficial.

Feito os devidos esclarecimentos, pedimos desculpas pelo ocorrido.
O deputado estadual Rubens Pereira Jr. (PCdoB), candidato a deputado federal, envolveu-se há pouco em um acidente com vítima na BR-316, nas proximidades de Caxias.

O carro em que ele se encontrava trafegava pela BR, quando, segundo o parlamentar, um homem dirigindo um Palio saiu da MA-127, de acesso a São João do Sóter, sem perceber a chegada do veículo.

“O meu motorista tentou tirar tudo, mas não foi possível”, declarou.

O condutor do Palio estava sem cinto de segurança e, com o impacto, ele sacou do carro morrendo na hora.

Rubens Jr. pessoalmente acionou as polícias Militar e Rodoviária Federal e, após a chegada das autoridades, foi a um hospital de Caxias, por precaução.

“Eu estou bem, todos que estavam no meu carro estão bem. Houve perda total dos dois veículos, mas isso é o de menos agora. Minha preocupação maior é com a família desse rapaz, que saiu vivo de casa e morreu tragicamente”, completou.

OUTRO ACIDENTE ENVOLVENDO POLÍTICOS

Esse é o segundo acidente com candidatos em praticamente de 12 horas. Na noite de ontem (26/07) a deputada estadual Eliziane Gama escapou por pouco de um grave acidente no município de Buriti Bravo.

Ela estava com o motorista e dois assessores, quando o veículo caiu numa ribanceira, dentro de um riacho. Gama também é candidata a deputada federal nas eleições deste ano.

FONTE
O Sampaio Corrêa fez valer o favoritismo na partida e venceu o Vila Nova, por 2 a 0, na noite deste sábado, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto foi no Estádio Castelão e contou com um público total de 14.186, sendo 11.584 pagantes para uma renda de R$ 183.675.

Os gols do Sampaio foram marcados ainda no primeiro tempo Márcio Diogo e William Pauslista.

Com o resultado, o Sampaio saltou para a quinta colocação com 22 pontos. O Vila Nova segue na última colocação, com apenas 5 pontos.

Na próxima rodada, o time maranhense pode entrar no G-4. O adversário será a Ponte Preta em jogo marcado novamente para o Estádio castelão. O Vila Nova faz um clássico estadual contra o Atlético-Go, no Serra Dourada.
A 2ª Promotoria de Justiça de Coroatá emitiu duas Recomendações, em 16 de julho, para o Município de Coroatá e a Secretaria Municipal de Educação sugerindo medidas a serem adotadas para regularizar o funcionamento do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e do Conselho Municipal de Educação. As manifestações são assinadas pelo promotor Luis Samarone Batalha Silva.

A primeira Recomendação visa ao cumprimento das funções do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O Ministério Público concedeu 30 dias para que a prefeita de Coroatá, Teresa Murad, e a secretária municipal de educação garantam toda a infraestrutura e condições materiais adequadas à plena execução das atividades do órgão colegiado. O mesmo prazo e exigências foram fixados, na segunda Recomendação, para a estruturação do Conselho Municipal de Educação.

Devem ser disponibilizados o espaço físico, material de apoio e expediente, mobília, computador, arquivo, além de cessão de servidor do quadro efetivo público municipal para exercer o cargo de secretário executivo do Conselho do Fundeb, auxiliando a análise técnico-contábil.

Para o Conselho Municipal de Educação, o Poder Executivo municipal deve disponibilizar um secretário executivo, três assessores técnicos e quatro servidores, conforme determinado pela Lei Municipal nº 213/2001. O treinamento de todos os conselheiros dos dois órgãos colegiados também está a cargo do Município de Coroatá, que deve deve providenciar locais para as reuniões fora das dependências administrativas municipais.

Cabe ao Conselho do Fundeb realizar eleições, em 30 dias, para novos conselheiros que sejam representantes dos estudantes, do corpo técnico-administrativo e diretores de escolas. Além disso, a Prefeitura de Coroatá poderá indicar apenas um representante para o conselho, atendendo à Lei Municipal nº 302/2007. Já o Conselho de Educação deve se reunir, pelo menos, por quatro vezes ao mês.

Em caso de não atendimento das providências solicitadas, o MPMA vai propor, entre outras medidas, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa.

Redação: CCOM-MPMA



O atual prédio que funciona como Prefeitura de Coroatá passará por uma grande reforma, pelo menos é o que os valores sugerem. O valor da reforma supera a casa dos meio milhão de reais - R$ 541.970,01 (quinhentos e quarenta e um mil, novecentos e setenta reais e um centavo).

A empresa vencedora da licitação foi a Engetech Construtora Ltda – EPP CNPJ – 11.109.254/0001-69, situada na Rua Aririzal, Quadra 01, no 08 - Jardim Eldorado Turu - Sao Luis - MA.



Documento do Diário Oficial do Maranhão - terceiros, dia 22 de julho de 2014
A Copa Maranhão de Futebol Sub-19, competição que será realizada no dia 6 a 10 de agosto – região dos Cocais - dará ao campeão da etapa final uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Junior.

Neste ano, serão realizadas cinco etapas regionais onde os campeões de cada uma delas se classificam para a fase final e seguem na disputa pelo título da competição.

Na manhã deste sábado (26/07), uma comissão esportiva representada por Aldo e Adriano Carneiro realizaram, no Estádio Municipal, o 1º seletivo iniciando a montagem do time. Na próxima segunda-feira (28/07), às 16h00, também no Estádio Municipal, será feito a 2º etapa para a escolha dos atletas.

“A ideia é montar a base logo na segunda-feira. Temos muitos jovens bons aqui na cidade, faremos com certeza uma equipe competitiva pra brigar pelo título. É claro que precisamos trabalhar alguns fundamentos com eles, temos pouco tempo, mas acredito que eles darão conta do recado”, disse o treinador Aldo.

O time que representará a cidade de Coroatá já foi inscrito na competição, mas a direção vai precisar de ajuda dos empresários da cidade e do poder público com as despesas da viagem, hospedagem e a taxa cobrada para os árbitros.

Para quem tiver interessado em ajudar o time coroataense, ou quiser saber de mais detalhes, basta entrar em contato através do número: (99) 8137-1453 – Falar com Adriano Carneiro.