'Nova Praça José Sarney' terá rampa de Skate

A Prefeitura de Coroatá anunciou na semana passada a entrega da Praça José Sarney, assim como sua sede, para esta sexta-feira (1). Entre as novidades tem uma rampa de Skate. Ótima notícia para a garotada que vem desenvolvendo esse esporte na cidade.

Os trabalhos na Praça José Sarney foram intensificados nos últimos dias e agora só falta concluir alguns detalhes.

Na noite desta quarta-feira (29), as luzes foram testadas e aprovadas.

A inauguração da nova sede da Prefeitura de Coroatá e da Praça José Sarney acontece às 17h00 desta sexta-feira (1).



COROATÁ ONLINE MA 30 de junho de 2016
UPA de Coroatá recebe Requalificação do Ministério da Saúde

A Unidade de Pronto Atendimento de Coroatá passou por avaliação do Ministério da Saúde no último dia 22. A vistoria para requalificação junto ao Ministério acontece a cada dois anos e tem por objetivo avaliar o uso e a manutenção dos repasses de recursos para a unidade.

Na vistoria, foram considerados a comprovação da cobertura do SAMU 192, do desenvolvimento de atividades de educação permanente, da cobertura da Atenção Básica à Saúde de no mínimo, 50% da população do município,  da padronização visual da unidade de acordo com a Portaria nº 2.838/GM/MS, de 2011, a apresentação da grade de referência e contra referência instituída nas Centrais de Regulação, a implantação de protocolos de atendimento clínico, de classificação de risco e de procedimentos administrativos;  o relatório de Agravos de Notificação Compulsória, conforme regras definidas pelo Ministério da Saúde, o atestado de conformidade do serviço prestado pela UPA 24h em relação às normas sanitárias vigentes; e ainda o Plano de Ação Regional de Atenção Integral às Urgências.

De acordo com Francimar Sousa, diretor administrativo da UPA de Coroatá, a Requalificação do Ministério da Saúde é reflexo da dedicação dos profissionais que atuam na unidade em oferecer saúde de qualidade para todos. “Sem dúvidas, é um momento de grande satisfação saber que o nosso trabalho está sendo bem avaliado não só pelos nossos usuários, mais também pelo Ministério da Saúde, e que esta Requalificação significa um grande passo na busca constante da melhoria dos nossos serviços prestados”, disse o diretor.

Única unidade de urgência e emergência da cidade, a Upa de Coroatá atende cerca de 63 mil habitantes e até maio de 2016 já realizou mais de 100 mil atendimentos nas áreas de urgência, consulta médica especializada e atendimento médico.

As UPAs do Maranhão passam por um processo de adequação e melhoria das instalações realizado pela equipe de Gestão de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Emserh. De acordo com a presidente da Emserh, Dra. Ianik Leal, a melhoria na oferta de serviços de saúde para a população tem sido foco no plano de trabalho da empresa. “Estamos investindo num processo de melhoria das unidades de saúde administradas pela Emserh. Isso inclui algumas reformas em infraestrutrura, mas principalmente atualização de pessoal. As equipes das unidades passam por treinamentos para a implementação de protocolos de rotina e o objetivo disso tudo é tornar a saúde mais humanizada e elevar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados”, explicou a presidente.

Assessoria Governo do Maranhão

COROATÁ ONLINE MA 29 de junho de 2016
Atenção Coroatá: toda quarta-feira tem preços baixos no Supermercado Pague Menos

Olha só a promoção que o Supermercado Pague Menos já está realizando em Coroatá. A SUPER QUARTA PAGUE MENOS. Os clientes vão poder comprar vários produtos com preços mais baixos. A promoção vai acontecer toda quarta-feira e iniciou hoje, aproveite!

A carne, frango, biscoito, açúcar ideal, café maratá e muitos outros produtos – que vão ficar em destaque aos clientes – você vai comprar com preços bem abaixo do mercado local. É o Supermercado Pague Menos, sempre pensando em seus clientes!

E tem mais! Você ainda vai aproveitar a degustação de produtos das marcas Nestlé, Richester, Mariza e Zaeli. Corre lá, o Supermercado Pague Menos está esperando por você.

COROATÁ ONLINE MA
Coroataense Esthéfane Farias fica entre as 15 no Miss Maranhão 2016

O Portal Coroatá acompanhou em tempo real o concurso Miss Maranhão 2016 realizado na noite desta terça-feira (28), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, [veja aqui] e viu nossa representante mostrar muito carisma e simpatia na passarela. Esthéfane ficou no top 15 e, apesar da sensação de que poderia ir mais além, a experiência em um concurso tão expressivo a nível estadual é o mais importante.

“Coroatá muito obrigado pelo apoio, hoje foi um grande dia e minha colega Deise D’Anne levou a coroa de Miss Maranhão 2016. Eu estou muito feliz de representar a minha cidade com muito orgulho e acho que fiz a minha parte. Muito obrigada a aqueles que me acompanharam, que estiveram comigo torcendo juntos e a todos os patrocinadores que proporcionaram este momento especial apoiando e acreditando”, disse Esthéfane.


A grande campeã da noite foi Deise D’Anne, representante da cidade de Santo Amaro. A bela fez um discurso sobre a representatividade das mulheres negras, e respondeu muito bem sobre a cultura Maranhense. “Ser negra e nordestina me orgulha e poder levar isso para o Brasil é muito importante”, disse.


COROATÁ ONLINE MA
Caso de adolescente que morreu após perseguição policial ganha repercussão

O jovem de 16 anos, das iniciais E. O. C, foi baleado no último domingo (26), no bairro do Areal, em Coroatá. Segundo a polícia, ele estava na garupa de uma motocicleta com outro colega e empreenderam fuga após avistarem a viatura. Houve uma perseguição e os policiais atiraram na direção dos dois, segundo eles, na tentativa de pará-los, mas um dos disparos acertou as costas do menor, que foi levado para o Hospital Macrorregional e infelizmente não resistiu aos ferimentos falecendo na manhã desta terça-feira (28). Os policiais disseram ainda que encontraram droga com os dois.

O caso ganhou repercussão porque a família do garoto afirma que é mentira a versão apresentada pela polícia. Parentes entraram em contato com o Portal Coroatá Online e explicaram que o garoto é muito conhecido no bairro, muito querido e que nunca se envolveu com coisas erradas. A prima do adolescente escreveu um texto emocionante, fazendo um desabafo sobre o caso. Confira abaixo:

POR TATIANA OLIVEIRA

Espero que vocês não precisem rezar todas as noites para que seu irmão, ou qualquer pessoa que vocês amem, não seja mais um número dentre os mortos, presos ou gravemente feridos do dia seguinte. Eu faço isso. E a dor é imensa.
Em 2014, a cada 03 horas, uma pessoa foi morta pela polícia. No total, foram 3.009 mortes decorrentes da ação policial. Esses são dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Ontem, minha família entrou para as estatísticas. Nós nos tornamos mais um número. Meu primo se tornou parte dos índices que demonstram a violência e o despreparo da polícia. E ele só tinha 15 anos. Foi morto na última busca pelo lazer que o Estado nunca o proporcionou. Morto por uma infração de trânsito. Ele estava sem capacete. Não. Ele estava sem a proteção do Estado. Na verdade, ele era o alvo. Os tiros foram certeiros. E a dor também. Estamos quebrados. Para sempre.
A Vila Teresa Murad, apesar de levar o sobrenome da família que sempre dominou a cidade de Coroatá, nunca mereceu atenção. Sempre fomos tratados como uma parte do Bairro Novo Areal, então, nesse texto, embora reivindicando autonomia, continuarei com essa perspectiva para facilitar a compreensão. O bairro sempre foi tido, pela maior parte da população, como perigoso demais para freqüentar. Os “cidadãos de bem” não podem transitar por aquelas ruas. A criminalidade é acentuada demais. É escuro. Sujo. Pobre. Somos favela. Não somos iguais.
Bem por isso, quando há (escassas) rondas policiais, a regra é “atira primeiro, pergunta-se depois”. Afinal, na Vila Teresa Murad não se pode brincar com o perigo. Lugar de criminoso. “Bandido bom é bandido morto”, repetem os “cidadãos de bem”. Não somos iguais.
Mas a culpa não é nossa. A cidade nunca parou para enxergar todos os moradores da Vila Teresa Murad que trabalham de sol a sol, na lavoura ou nas casas dos “cidadãos de bem”; nunca parou para se preocupar com as crianças que crescem sem expectativa de um futuro decente. Sem que o Estado lhes dê esperança. Porque não somos iguais.
Nunca merecemos iluminação pública de qualidade, apesar de pagarmos a mesma taxa que os “cidadãos de bem”. Nunca merecemos ruas asfaltadas. Por que precisaríamos de limpeza e coleta de lixo regular?! Nós não somos iguais, afinal. Não temos praças. Não temos áreas de lazer. Não temos projetos voltados às crianças e adolescentes. Mal temos escola.
O Poder Público só volta seus olhos para nós uma vez, a cada 04 anos. Período eleitoral. Os moradores recebem políticos e mais políticos. Apertos de mão. Sorrisos. Promessas. Politicagem. Nada mais. Estamos cansados. Já passou da hora de sermos notados.
Não. Isso não é um apelo partidário. Isso é a exigência de um direito político. Não nos importa se tratar de oposição ou situação política. Vocês nunca nos viram. Nenhum de vocês. Talvez, porque seja mais fácil oferecer algumas festas grandiosas em praça pública por ano. O “pão e circo” ainda funciona. Os romanos não erraram. Mas nem só de pão vivem os cidadãos coroataenses. Estamos cansados.
Vocês, representantes do povo, parem de representar os próprios interesses. Por acaso, não sabem o que “povo” significa?! A população que os elegeu precisa de segurança, infraestrutura, emprego. Esperança.
E agora, sim, somos iguais. Em forma, ao menos.
A Vila Teresa Murad está abandonada desde o surgimento, cansada de promessas. O copo, de tão vazio, transbordou. Parem de achar que só tem “bandido” aqui. Se os índices de criminalidade são elevados, por que ainda não foram implementadas políticas públicas que retirem os jovens da vulnerabilidade a que estão expostos? A falta de expectativa mata nossas crianças diariamente, as leva por caminhos tortuosos, e gera um ciclo infinito de crimes e mais mortes.
E isso não será resolvido dando armas e veículos à Polícia, senhor Governador. Tampouco aumentando o efetivo policial. Enquanto não houver uma alteração na raiz da nossa polícia, continuaremos perdendo jovens todos os dias para o uso excessivo da força, para a incapacidade dessa instituição em desempenhar seu papel. Estaremos dando armas a pessoas despreparadas, que delas fazem uso como se fossem a buzina da viatura, quando deveriam ser utilizadas apenas e tão somente em casos de legítima defesa ou em defesa de terceiros contra perigo iminente de morte ou lesão grave, nunca contra um adolescente cujo único erro foi estar sem capacete.
Ao governo municipal, minha família não vai aceitar a desculpa de que a Polícia é de competência do estado do Maranhão para se eximir da responsabilidade de mais um número nas estatísticas. É mais que um número. Era uma criança. Toda uma vida. Um futuro. Laços de amor. Uma vida foi tirada pela omissão dos vários prefeitos, inclusive da atual chefe do executivo municipal e do anterior a ela, para com um bairro inteiro. Nós fomos relegados ao esquecimento por décadas.
Ademais, não se pode exigir, por mais louvável que tenha sido a iniciativa, exigência legal, inclusive, que toda uma cultura sedimentada entre os cidadãos seja alterada do dia para a noite. Essa mudança exige paciência das instituições fiscalizadoras. Estou me referindo especificamente à fiscalização de trânsito em Coroatá. O Poder Público, mais uma vez, foi omisso por quase um século. Culpa exclusiva da Administração.
Se o Código de Trânsito é de 1997 e somente em 2015 o governo municipal resolveu exigir o uso de capacetes, ou melhor, punir quem infringe essa regra, o mínimo exigível seria a modulação dos efeitos. Precisaríamos de punições mais pedagógicas que repressivas. A população precisava ser reeducada. Não morta.
Se a infração à legislação de trânsito não foi o motivo pelo qual os policias atiram no meu primo, então podemos voltar algumas linhas acima e refletir um pouco mais sobre o despreparo da instituição e a responsabilidade do Poder Público com as condições da Vila Teresa Murad e do Novo Areal.
Hoje, minha família chora, em pedaços, pela perda de um ente tão querido por culpa do descaso e do despreparo das instituições públicas. Nossa dor jamais passará. Tampouco nossa vontade de mudança. Nós somos iguais!
Por enquanto, sigo rezando para que nenhuma pessoa que eu amo se torne mais um número. E espero que vocês não precisem rezar por isso também.

NOVAS INFORMAÇÕES DA POLÍCIA

Procurados por nossa redação, o comandante da Polícia Militar de Coroatá, Capitão Ricardo, disse que será feito um procedimento administrativo para apurar o caso. Esclareceu ainda que dois inquéritos serão realizados, tanto pela polícia militar como pela civil.

Sobre as investigações preliminares, a PM descobriu que quem conduzia a moto no momento em que o menor foi baleado era o suspeito de assaltar uma loja de material de construção, no sábado, no bairro da Mariol [detalhes sobre o caso aqui]. As investigações sobre a morte do adolescente serão concluídas em no máximo um mês, afirmou o comandante da polícia militar.

COROATÁ ONLINE MA 28 de junho de 2016
Acompanhe em tempo real o concurso Miss Maranhão 2016
ENCERRAMOS A TRANSMISSÃO

23h08 – Estamos encerrando a transmissão do Miss Maranhão 2016. Mais uma vez parabéns à nova Miss Maranhão Deise D'Anne e claro, a nossa representante, Esthefane Farias.

Obrigado a Mirlayne Santos pela contribuição eficiente, sendo fundamental para a transmissão em tempo real do concurso. Valeu a todos que acompanharam e torceram juntos. Abraços!




22h40 – “Nossa, que emoção. Não conquistei o objetivo, mas estou muito feliz. Só em estar aqui é uma grande conquista. Uma pessoa pode até não ver isso, mas eu que estou sentindo, estou realizada. Desde o início da candidatura senti esse apoio, essa força dos meus amigos, dos coroataenses. Espero ter representado nossa cidade da melhor maneira possível. Obrigada, de verdade”, disse Esthéfane.


22h24 – Deise D'Anne, 1.75m, a nova Miss Maranhão é da cidade de Santo Amaro.






22h11 – Deise D'anne é a nova Miss Maranhão. Parabéns às três finalistas. Parabéns à nossa representante que ficou entre as 15. Esthéfane tinha chance de figurar pelo menos entre as 5, mas por conta de um problema na hora de trocar a roupa ela acabou atrasando e foi desclassificada.




21h47 – O Concurso Miss Maranhão 2016 está no TOP 5. Cinco lindas candidatas. As cinco finalistas são da cidade de Imperatriz, Colinas, Chapadinha, Maranhãozinho e Santo Amaro.




21h40 – Aconteceu algum problema com nossa representante na hora de trocar o vestido pelo biquíni. ESTHÉFANE se atrasou. As 15 candidatas estavam no palco e ela não. Infelizmente. Acontece. Ela estava bem, como já colocamos, foi a 4º escolhida entre as 15 semifinalistas. Mas por conta desse atraso acabou desclassificada.


21h32 – ESTHÉFANE NÃO ESTÁ ESTRE AS 10. Apesar de toda desenvoltura e elegância, nossa candidata não conseguiu avançar para a próxima etapa e está eliminada do Maranhão 2016. Mesmo assim parabéns. No top 15!


21h27 – Agora chegou o momento de eliminar mais 5 candidatas. Só 10 avançam para a próxima fase. Esthéfane está indo bem. Foi a quarta chamada entre as 15 semifinalistas.


21h20 – Momento em que Esthéfane é escolhida entre as 15 semifinalistas no Concurso Miss Maranhão 2016



21h17 - Essas são as semifinalistas.



21h12 - Uolllllll, Esthéfane está classificada entre as 15 candidatas escolhidas. A primeira etapa já foi. Vamos torcer juntos, galera! #EstamosComVcEsthefane
-------------------

21h03 - Agora as candidatas estão desfilando em traje de biquíni. A decisão para a escolha das 15 candidatas vai ser difícil, mas estamos confiantes na beleza da nossa representante. Vai Esthéfane!







20H57 - Neste momento o jure técnico está analisando as 25 candidatas, das quais 15 serão escolhidas para a próxima etapa.



20h45 – As candidatas foram apresentadas para o público. Entre as 25 candidatas está a representante de Coroatá, Esthéfane Fárias. Estamos na torcida.


COROATÁ ONLINE MA
Coroatá: estudante é assaltado na frente da escola

Um aluno do C.E Hermano José Leopoldino Filho (antigo Lêda Tajra) foi surpreendido por um elemento quando estava chegando na escola, no início da tarde desta segunda-feira (27).

O jovem foi abordado pelo indivíduo que, armado com uma faca, exigiu que entregasse o celular. Mesmo sem qualquer reação e entregando o aparelho, a vítima foi agredida, golpeada na cabeça com o cabo da arma branca, provocando um ferimento no local. O meliante fugiu em seguida. 

COROATÁ ONLINE MA
Aberta as inscrições para o Vestibular 2016.2 da Faculdade SEVEN - FAEME

Encontram-se abertas as inscrições para o Vestibular 2016.2 da Faculdade SEVEN - FAEME:

- Tecnologia em Processos Gerenciais
- Filosofia e Extensão em Pedagogia

Inscrições para os Cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia.

Pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia com Docência do Ensino Superior, Políticas Públicas e Seguridade Social.

Pré-inscrições para Especialização de Nível Médio em Instrumentação Cirúrgica.

Faça-nos uma visita, conheça nossas instalações e as excelentes propostas para alavancar a sua carreira e o seu futuro profissional.

Faculdade SEVEN - FAEME, localizada na Rua Nova, 429 - Centro - Coroatá - MA.
Telefone: (99) 3641-2812




COROATÁ ONLINE MA
Domingo (3) tem muito dinheiro em mais uma extração do Show de Prêmios


São 20 mil reais divididos em cinco prêmios. Dinheiro que pode ajudar você a melhorar de vida. Só no 5º prêmio tem 13 MIL REAIS. Não perca tempo, adquira logo sua cartela do Show de Prêmios Amigos da APAE e tenha a chance de dar aquela impulsionada em seus sonhos. Confira a premiação completa:

- 1º PRÊMIO – R$ 1.500,00
- 2º PRÊMIO – R$ 2.000,00
- 3º PRÊMIO – R$ 1.500,00
- 4º PRÊMIO – R$ 2.000,00
- 5º PRÊMIO – R$ 13.000,00

A 24º extração será realizada no 3 de julho, domingo, com transmissão Ao Vivo iniciando às 10h00 pela TV Nazaré canal 07 e na Rádio Educativa FM.

Para mais informações só ligar nos números: (98) 98336-48088 ou (99) 99115-4469 – Sorteio Exclusivo para a cidade de Coroatá.


CONFIRA OS GANHADORES DA 23º EDIÇÃO DO SHOW DE PRÊMIOS - 26/06/2016

1° Prêmio, uma poupança de hum mil reais saiu para 04 ganhadores

Manoel Ramos dos Santos da Rua do Burite N° 80 Tresidela.
Vendedor Acácio Sousa.
Cartela 08872-28

José Asteiro de Oliveira, Rua do Egito, 252 Vila Teresa Murad.
Vendedor Nileide. Cartela 10209-18

Francisco das Chagas Barbosa de Araújo Pov. Santo Izidio Zona Rural.
Vendedor: Francisca das Chagas.
Cartela 19681-98

Pedro Ferreira Veras Pov. Caju Azedo, Zona Rural.
Vendedor José Nunes.
Cartela 12149-52.

2° Prêmio. Mais uma poupança de hum mil reais.

Davi Santos Nascimento Sousa, Rua da Aviação, 1285 Areal.
Cartela 16250-77

3° Prêmio. 01 Moto Honda Pop 110cc.

Luciana do Vale Aguiar- Rua da Maracangalha, centro.
Vendedor Luana.
Cartela 19904-40

4° Prêmio. 01 Moto Honda Fan 160cc.
Manoel Medeiros da Silva Rua do Burite, 285B, Tresidela.
Vendedor Creuzilene.
Cartela 03318-97.

5° Premio. 01 Moto Honda Bros 160cc.
Manoel Messias de Araújo, Povoado Pedral, Zona Rural de Coroata.

Vendedor Antônia Feitosa.
Cartela 13619-04

COROATÁ ONLINE MA
Policial prende dois rapazes quando tentavam assaltar uma mulher

Mais um dupla de assaltantes se deu mal em Coroatá. Era por volta das 12h30 desta segunda-feira (27) quando dois rapazes tentaram assaltar uma mulher no centro da cidade. O que eles não esperavam era que um policial à paisana estive próximo do local. Os dois foram presos em flagrantes e encaminhados à sede da delegacia de polícia.

LEIA TAMBÉM:

COROATÁ ONLINE MA 27 de junho de 2016
Jociel Fernandes deixou a Secretaria de Juventude de cabeça erguida

Foram dois anos e quatro meses à frente da Secretaria de Juventude de Coroatá, uma pasta com “pouquíssimos” recursos – basicamente contando apenas com o suporte da Prefeitura – apesar disso, Jociel Fernandes mostrou esforço e no dia em que deixou o cargo ouviu o reconhecimento por todo o seu trabalho.

A prefeita Teresa Murad, por exemplo, não poupou elogios. Deixou claro que o grupo precisa de Jociel, mas que no momento o mais importante é sua saúde. O agora ex-secretário precisou se afastar para realizar uma Cirurgia Bariátrica.

Durante o período em que esteve à frente da Secretaria de Juventude, Jociel desenvolveu campanhas de conscientização como o trabalho realizado no trânsito [veja aqui]. Também levou projetos para dentro das escolas municipais, como o “Coroatá Sem Drogas” e “Criança Feliz”; implantou atividades esportivas no Largo da Juventude e ainda realizou a Gincana Cultural, no início de sua gestão.

Quem assume a secretaria de juventude é o professor Wendel Moraes, que tomou posse na sexta-feira (24). Mais detalhes clicando aqui.

COROATÁ ONLINE MA