A guarnição da Polícia Militar de Coroatá composta pelo Sargento Nunes Filho, Cabo Josimar, Soldado Gomes, Soldado Paulo César e Soldado Sobral, realizaram uma grande operação no sábado (25/04) e conseguiram prender três pessoas, dois homens e uma mulher. Um dos rapazes, segundo a PM, é perigoso e foragido de Caxias.

Moto usada no crime
O alvo da polícia era Houston George Oliveira Araújo, ele foi baleado em troca de tiro com policiais, no ano passado, e fugiu do hospital. Quem ajudou na fuga, de acordo com a PM foi sua companheira. Houston cumpria pena por assalto e homicídio, alguns desses crimes praticados aqui em Coroatá.

Além de Houston e sua companheira, a polícia militar prendeu também, dentro da residência, um homem identificado apenas como Jenilson. Ele é o comparsa de Houston e juntos praticavam assaltos na cidade. Após a prisão, vítimas reconheceram os dois. A dupla havia levado celulares usando a mesma moto encontrada pela PM.
O SINPROEM - Sindicato dos Professores do Ensino Municipal de Coroatá-MA irá aderir à Greve Nacional dos Trabalhadores em Educação, no dia 30 de abril do corrente mês, mobilizada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), em virtude das pautas levantadas serem de suma importância para a melhoria da educação em nosso país e, de maneira específica, em nosso município, tais como:

>> Aumento dos investimentos educacionais na proporção de 10% do PIB, ao longo da próxima década – tal como prevê a meta 20 do Plano Nacional de Educação, o que requer a imediata vinculação de novos recursos para a área, sobretudo dos royalties de petróleo e gás natural que serão destinados a Estados e Municípios pelo regime de partilha do Pré-sal (75% para a educação pública e 25% para a saúde);

>> Cumprimento da Lei do Piso salarial;

>> Valorização dos profissionais através da implantação de planos de carreira, etc.

O sindicato convoca todos os educadores da Rede Municipal de Ensino para paralisarem as aulas neste dia e participarem de um seminário que acontecerá no Auditório do Complexo Educacional, no dia da Greve Nacional.

No seminário realizado ano passado sobre “As Diretrizes da Educação Municipal e a Importância da Implantação do PCCS dos Profissionais do Magistério em nosso Município, o SINPROEM construiu ideias e firmou o compromisso de lutar para que a minuta do PCCS pudesse passar pelo conhecimento, participação e avaliação dos profissionais do magistério de nosso município, bem como já reiterou este compromisso nas diferentes mídias locais.

Atendendo ao convite do SINPROEM, estarão presentes também representantes da empresa QUALIS, contratada pelo município para construir o PCCS, e representantes do Poder Municipal.

O sindicato irá protocolar ofício no começo da semana oficializando ao Poder Municipal a realização da paralisação. Ainda no começo da semana estará divulgando o horário e outras informações da paralisação.  
A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 19h30 desta sexta-feira (24/04), no Povoado Pau de Estopa, zona rural de Coroatá.

De acordo com as informações que chegaram à nossa redação, um homem efetuou disparo de arma de fogo contra um rapaz identificado apenas como Edinaldo. Segundo testemunhas, o crime teria sido motivado por vingança. A vítima, baleada no braço esquerdo, foi encaminhada para o Hospital Macrorregional.

Ainda segundo pessoas que moram no Povoado, Edinaldo teria envolvimento com drogas e roubos.
O delegado Samuel Morita que, recentemente foi transferido de Coroatá para a cidade de Itapecuru Mirim, continua mostrando excelente trabalho no combate à criminalidade. Ele e sua equipe prenderam três traficantes de drogas na tarde de ontem, quinta-feira (23/04).

Foram presos José Ribamar da Conceição Costa, Luzenir Mendes e Leudemir da Silva França, conhecida como “Loira”. Na casa dela a polícia encontrou toda a droga, que foi dispensada no vaso sanitário. Além da droga (Crack), também foi encontrado dinheiro trocado o que pode ser produto do tráfico.

O trio foi apresentado na DP local e já está à disposição da justiça.

Nos últimos dias tem crescido o número de pessoas que procuram a UPA de Coroatá e os postos de saúde com os sintomas parecidos: febre, dor no corpo, dor de cabeça, manchas e muita coceira. É provável que você conheça alguém que já teve ou tem esses mesmos sintomas.

Quem vai ao médico, a primeira informação que recebe é que pode ser uma virose. A grande dificuldade é fechar o diagnóstico, até porque esses mesmos sintomas são comuns em vários tipos de doenças virais, como a dengue, a chicungunha e até a febre amarela, por exemplo.

Os médicos orientam as pessoas a procurarem atendimento logo que os sintomas aparecerem. É preciso ter cuidado e ficar atento, além de evitar a automedicação e a desidratação.  
A Aquarela Lanches e Sorvetes está com muitas novidades para você, como o hambúrguer especial da casa, com molho próprio, capaz de deixar qualquer um com água na boca de tão saboroso.

Na Aquarela Lanches e Sorvetes você também vai encontrar os sanduíches e hambúrgueres tradicionais, em pães de 15 e 30 cm, com carne de sol, bacon, frango, calabresa, e claro, os sorvetes dos mais variados sabores.

Outra novidade é a promoção “JUNTE 4 E GANHE 1”. É muito simples, você precisa ir com três amigos seus [cada um com o pedido] e juntos ganham 1 refrigerante totalmente grátis. Mas atenção! Para ganhar o refri, você precisa saber da senha que é: EU VI NO COROATÁ ONLINE. Só leva o refrigerante se você dizer a senha, mas é muito fácil, não é mesmo?

Não esqueça, a Aquarela Lanches e Sorvetes localizada na Avenida da Bandeira, em frente à igreja sede da Assembleia de Deus, está esperando por você!
Semana passada a população coroataense ficou assustada com a suposta tentativa de resgate de presos no presídio de Coroatá. Embora a polícia tenha descartado essa possibilidade, alegando apenas a presença de dois homens na parte de trás do presídio, funcionários afirmaram à nossa redação que a versão apresentada pela PM não foi bem assim. Eles esclareceram que os dois indivíduos chegaram atirando e os agentes penitenciários revidaram. A tensão no local era evidente.

Logo que tomou conhecimento da situação, inclusive alertada por nós, que no dia dessa suposta tentativa de resgate havia apenas três profissionais capacitados fazendo a segurança do presídio [existe outras pessoas, mas sem o preparo adequado], o Governo do Estado tratou de enviar mais agentes e reforçar a segurança no local.

Não podemos esquecer que atualmente 160 presos da capital foram transferidos para o presídio de Coroatá, muitos deles são membros perigosos de facções criminosas e uma emboscada para resgatá-los pode acontecer, é um risco que não deve ser descartado. Por isso a importância do reforço na segurança.
O Imperatriz é finalista do Campeonato Maranhense. O time da Região Tocantina havia vencido a primeira partida contra o São José por 4 x 1 e podia perder até por dois gols de diferença. O Coroataense Cris foi o grande destaque do primeiro jogo balançando a rede duas vezes e nesta quarta-feira ele fez mais um.

O São José chegou a abrir 2 a 0 no placar logo no início do primeiro tempo, mas o Imperatriz não se desesperou e foi buscar o resultado. Em uma virada sensacional fez 4 a 2 contra o São José, no Estádio Dário Santos, em São José de Ribamar e garantiu vaga na final.

Com o resultado, o Imperatriz tem melhor campanha e enfrenta o Sampaio na decisão com a vantagem de dois resultados iguais e ainda faz a segunda partida em casa. O primeiro jogo será domingo, às 17h, no Estádio Castelão.

CRIS VIRA XODÓ

Cris tem representado muito bem sua cidade natal, Coroatá, mostrando um ótimo futebol e faro de gol, por isso caiu nas graças da torcida. Somando o gol desta quarta-feira (22/04) já são 6 gols em 6 partidas jogadas pelo time de Imperatriz e ele promete mais contra o Sampaio, duelo muito difícil na grande decisão do maranhense. 
Raylson Martins Lima, de 23 anos, foi morto na madrugada desta quarta-feira (22/04), pouco depois da meia-noite, no Jardim Europa, em Goiânia. O jovem estava em uma bicicleta quando foi esfaqueado.

Mesmo ferido, Raylson conseguiu contar a uma testemunha que foi ferido por um colega, quando voltavam do trabalho em uma pizzaria.  A vítima, que é coroataense, chegou a ser socorrido com vida e levado ao Hospital de Urgências de Goiânia, mas não resistiu.

A mulher de Raylson Martins desabafou em sua página no facebook abalada com a perda do companheiro. O jovem coroataense deixou uma filha recém nascida.

“Deus porque ki tinha que ser ele? Meu amor agente tinha vários planos, nossa filha ki acabou de nascer, agente tava feliz... As ultimas palavra por msg foi amo vc e Laryssa. Porque Deus a dor eh mto grande, naum consigo acreditar ki vx levou ele de mim. Raylson Martins eu te amo na eternidade!”



Não é de hoje que a estrada que liga a cidade de Coroatá a Pirapemas fica nessas condições como você pode ver nas imagens. No inverno a situação é ainda mais preocupante. Quem precisa se deslocar por essa estrada não tem uma vida fácil, seja em carro ou moto.

Essas fotos foram tiradas por nosso leitor que disse: “É muito triste isso, uma estrada tão importante e ao mesmo tempo abandonada. Uma vergonha para nossos administradores. A população, como sempre, é a única que sofre”.

ESPERANÇA


Nesta quinta-feira (23/04), o vereador Diogo (PT) deve apresentar uma indicação na Câmara Municipal de Coroatá, pedindo ao Governador do Estado o asfaltamento da MA Coroatá a Pirapemas. A indicação nº 012/2015 tem tudo pra ser aprovada e vai beneficiar todas as famílias que moram próximo à estrada, e todos que a utilizam.





Quatro pessoas já foram assassinadas em Codó em menos de 48h. O Delegado Zilmar Santana acaba de receber o quarto caso de homicídio na cidade. Por volta das 13h, mais uma pessoa foi vítima da violência em Codó, um jovem foi morto com um golpe de faca no pescoço e morreu na hora. O crime ocorreu na Rua São Gregório, localizada no Bairro Santo Antônio, a motivação do crime ainda não foi revelada pela Polícia.

A vítima identificada por “Galetinho” morreu na mesma rua onde outra pessoa foi assassinada ontem, segunda-feira (20/04), por volta das 10h da manhã. Antonio José Cícero de Moura, de 38 anos, foi executado e, segundo o Delegado, teria sido por rixa familiar. O primeiro assassinato foi registrado na madrugada de ontem quando um menor de idade foi morto a tiros. A segunda vítima do dia foi o jardineiro José Wilson Moraes da Silva, de 46 anos, que foi executado com seis tiros, por volta das 6h30 da manhã, quando chegava para trabalhar na residência do empresário Francisco Carlos de Oliveira.

A população de Codó está em pânico diante da onda de violência na cidade. Na quinta-feira (16), os moradores já haviam ficado chocados com o crime da Lan House, onde o empresário Marcos Sandro Ferreira dos Santos, 27 anos, foi assassinado às 15h40min, quando trabalhava em seu estabelecimento comercial. Dois homens em uma motocicleta chegaram à Lan House, um deles, Railson da Silva Bayma, o Drácula, entrou, anunciou o assalto e em seguida efetuou um disparo contra o empresário que recebeu um tiro no pescoço.

A Polícia Civil segue investigando os casos, já tem a identificação da maioria dos autores, mas até agora, ninguém foi preso, o que deixa os codoenses ainda mais preocupados. O clima é de muita tensão nas ruas e as famílias já estão pretendendo se recolherem mais cedo do que o de costume por causa da violência.

DIVULGADA IMAGEM DO ASSASSINO DO JARDINEIRO

Sem dar detalhes das investigações, a polícia de Codó divulgou apenas a imagem do acusado de executar o jardineiro José Wilson Moraes da Silva, de 46 anos, quando ele chegava ao trabalho. O jovem foi identificado pelos familiares da vítima apenas como Leonardo. A polícia espera que a população contribua denunciando ou repassando qualquer informação que possa ajudar a prender o criminoso.

Fotos e informações: Correio Codoense


As conversas estão acontecendo nos bastidores e silenciosamente. A pasta da educação, que hoje é comandada pelo professor Raimundo Josias Silva (no centro da imagem), pode sofrer mudanças, segundo o que foi repassado à nossa redação. A fonte garantiu que falta apenas acertar os valores do salário para a possível nova Secretária Municipal de Educação.

A Prefeitura negou que esteja “planejando” tal mudança. O Secretário de Comunicação, Fábbio Frazão, disse ao Coroatá Online que a prefeita Teresa Murad sempre tem elogiado o professor Josias pelo excelente trabalho à frente da Educação no município e seria incoerente afastá-lo dessa importante pasta.

Vale ressaltar que recentemente o Secretário de Educação se envolveu em uma polêmica, quando interrompeu uma entrevista para o repórter Macílio Gonçalves, aparentemente nervoso, depois de pais denunciarem a qualidade da merenda escolar na Escola Municipal São José I, que fica na zona rural da cidade [reveja essa matéria clicando aqui].