As imagens que você vai ver abaixo, são do momento em que um morador de rua foi morto a pauladas numa calçada nas proximidades da Avenida São Luís Rei de França, na entrada do Parque Vitória, próximo ao Turu, na madrugada de ontem, quarta-feira (22/10).

Os criminosos usaram paus e pedras para cometer a barbaridade que chocou a população. Dois suspeitos do crime foram presos durante aquela madrugada.

Os telefones celulares do Poder Judiciário sofrerão alteração a partir do dia 02 de novembro. Usuários dos serviços judiciais que funcionam com base na telefonia celular, a exemplo dos plantões e da unidade móvel de trânsito, terão que discar o número “9” antes do número celular desejado. A medida será necessária para todas as ligações feitas para um número móvel, mesmo aquelas originadas de um número fixo.

Além dos celulares corporativos, cujo contato pode ser feito diretamente com alguns setores do Judiciário, sofrem alteração os telefones dos plantões cível e criminal do Fórum de São Luís, que passam a atender nos números (98) 98811-2153 e (98) 98802-7484, respectivamente. Também ficam alterados os números da Unidade Móvel de Trânsito, que passa a receber chamadas nos números 98815-8346 e 98878-3003

Usuários devem ficar atentos, ainda, para as mudanças nos números dos plantões da Justiça de 2º grau. Com a mudança, o celular do plantão do Tribunal de Justiça passa a ser (98) 98815-8344.

As mudanças não atingem a telefonia fixa, cujos números ficam inalterados, assim como os serviços da Ouvidoria e Telejudiciário, que continuam atendendo pelo telefone 0800 707 1581.

A medida consta na Resolução 553/2010 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que vai possibilitar melhorias no sistema frente à crescente demanda pelo serviço de telefonia móvel no país. Usuários de outros estados que ligarem para celulares com DDD 98 também devem acrescentar o nono dígito.

De acordo com cronograma da Anatel, até o final de 2016 o nono dígito será implantado em números celulares de todo país. A Agência disponibilizou, em sua página eletrônica, informações sobre as mudanças. 
A polícia conseguiu prender um dos assaltantes mais perigosos de Coroatá, conhecido como “Nego Edi” (foto acima), ele também é acusado de cometer vários assaltos em toda a região, inclusive estava foragido da cidade de Alto Alegre onde cumpria pena por roubo de moto.

Segundo a polícia, “Nego Edi” é um assaltante perigoso e cruel com as vítimas, ele não pensa duas vezes em agredir e faz isso de forma covarde. Mas na última quinta-feira (23/10), após tentar tomar uma motocicleta, juntamente com um comparsa, ele acabou levando a pior. A vítima estava com uma espingarda (“bate bucha”) e conseguiu efetuar um disparo atingindo “Nego Edi” na barriga. O mesmo foi encaminhado ao Hospital Macrorregional de Coroatá, onde passou por cirurgia e encontra-se hospitalizado.

MAIS UM CRIMINOSO LEVANDO A PIOR

A polícia recebeu uma denúncia de que um homem estaria vendendo drogas próximo ao Estádio Municipal de Coroatá e portava um revolver. A PM foi até o local para averiguar a denúncia e foi recebida a tiros. Os policiais revidaram e acabaram baleando o criminoso nas nadegas. O tiro atingiu um dos testículos do homem, identificado como “Houston”, mesmo assim ele conseguiu fugir. Minutos depois, o suspeito deu entrada no Hospital de Timbiras onde contou que foi vítima de assalto, mas a polícia já havia sido acionada e prendeu “Houston”. Ele foi transferido para o Hospital Macrorregional e após receber alta médica, ficará à disposição da justiça.


O governo do estado decidiu por suspender a licitação de gerenciamento do Sistema Penitenciário do Maranhão pelos próximos dois anos. A decisao foi tomada pelo secretário Paulo Costa, que entendeu haver a necessidade de análise do termo de referência que faz parte do edital lançado pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária.

Paulo da Costa assumiu o comando da Sejap em 25 de setembro de 2014. O processo referente a essa licitação está na CCL há aproximadamente dois meses. Sendo assim, o secretario não tinha conhecimento do seu conteúdo. Com um novo estudo demandando para a realização de nova licitação, o atual secretário adequará o processo para que ele possa transcorrer de forma legal e não haja prejuízo para o sistema penitenciário maranhense.

Apesar da decisao do governo, a oposição também entrou com recurso para impedir a licitação e acabou conseguindo uma decisão favorável, uma vez que o valor foi considerado abusivo pelo juiz Douglas de Melo Martins, que responde pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

Com valor de R$ 1,39 bilhão, a licitação seria realizada, na Comissão Central de Licitação do Governo, para contratar serviços de segurança, logística, alimentação nos presídios do estado por um período de dois anos. O valor corresponde a 10% de todo o orçamento anual do estado. A empresa Atlántica é a atual detentora do contrato.

O juiz acolheu a argumentação do deputado Marcelo Tavares (PSB), Coordenador da equipe de transição, que demonstrou que o contrato pretendido pelo Governo Roseana era abusivo. A licitação transcorreria no final do mandato de Roseana Sarney, o que descumpre o artigo 42 da Lei Complementar 101/2000. O dispositivo legal proíbe que nos últimos oito meses de administração sejam feitas contratações que não possam ser pagas pelo governo que termina.
A Interativa Informática lançou mais uma grande promoção: faça um curso de Informática e ao final ganhe um TABLET. É isso mesmo, a Interativa está fornecendo capacitação profissional e ainda contribuindo com a inclusão digital em Coroatá. Então, além de você aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho, poderá desfrutar das vantagens oferecidas por essa tecnologia, que é sucesso no mundo inteiro.

Ao se inscrever no pacote do curso de informática, será garantida, por contrato, a entrega do TABLET ao final do curso. Esse pacote (curso de informática) é um sucesso no mercado de trabalho e tem duração de 12 meses. Para conhecer os assuntos abordados no curso de informática, clique aqui.

Como mencionado, todos os alunos que concluírem o curso de Informática, terão direito a um tablet. Para quem não conhece ainda, um tablet é um dispositivo que tem a forma de uma prancheta e que possui vários funções semelhantes à de um computador. Nele você pode acessar a internet, visualizar fotos e vídeos, editar e visualizar arquivos de texto, ler livros digitais, entre outras funções. As principais vantagens são seu peso, tamanho e acessibilidade. Ele pesa menos que 1kg, é pequeno e pode ser carregado em uma bolsa pequena e possui tela sensível ao toque, o que facilita o seu manuseio e torna o aparelho muito mais interativo que um computador ou notebook. Além disso, é muito mais prazeroso ler um livro ou assistir um vídeo através de um tablet porque cansa menos a vista do que usando um computador.

Então, pela facilidade em carregar e manusear o tablet você pode ficar sempre conectado, já que esse dispositivo fornece conexão à internet por meio de rede sem fio (wifi), 3G ou pelas duas, dependendo do modelo. Não perca essa oportunidade e faça já sua matrícula. Para se inscrever no curso ou obter mais informações entre em contato conosco: 

igue: (99) 8214-3350 | 3641-2777
Ou acesse: www.interativainformatica.net.br
Em uma segunda-feira, dia 28 de outubro de 2013, Coroatá recebeu a triste notícia da morte do locutor José Gonçalves Carvalho Filho, mas conhecido como Jota Filho, ou “Cocão”. Ele morreu devidas complicações da diabetes que estava em um nível bastante elevada.

A cidade parou com a perda desse grande profissional de voz inconfundível e o assunto foi o mais comentado por vários dias, nas TVs, rádios e internet. Publicamos uma matéria sobre as inúmeras mensagens de amigos e admiradores compartilhadas no facebook [reveja aqui].

Jota Filho teve forte atuação na vida política de Coroatá, participando ativamente de momentos importantes da cidade.

RELEMBRE AS PUBLICAÇÕES DAQUELE TRISTE DIA:

 Em nota, Teresa e Ricardo Murad lamentam morte de Jota Filho
 Faleceu agora pouco mais um grande locutor de Coroatá
 Coroatá se despediu pela última vez do grande locutor J. Filho
 Luto Jota Filho: Prefeitura decreta ponto facultativo no expediente da tarde
O vereador Diogo (PT) participou na manhã de ontem, segunda-feira (27/10), de um bate-papo no programa Coroatá na TV, canal 17, comandado pelo apresentador Antonio Silva e explicou a posição do governador eleito Flávio Dino (PC do B) em manter-se neutro na escolha do seu candidato à presidência do Brasil. Confira o que o parlamentar falou sobre o assunto.

"Eu poderia ficar chateado pelo silêncio do Dr. Flávio Dino, mas eu entendo a situação dele. Ele foi eleito por uma coligação que todos os três candidatos à presidência tinha voto. Ele é do PCdoB que está na aliança com o PT. O PCdoB veio ao Maranhão representado pela senadora Grazziotin, pelo senador Inácio Arruda e o PT representado pelo Ministro Ricardo Berzoini, estiveram reunidos com Márcio Jerry que é presidente do PCdoB no Maranhão e Secretário de Governo, já anunciado como chefe de articulação política. Esse grupo se reuniu pra fazer a campanha da Dilma no Maranhão e o Flávio Dino declarou o seguinte, que ele não ia fazer campanha, mas não podia deixar de acompanhar o seu partido. Alguém perguntou: então você vota na Dilma? É claro que eu voto na Dilma, teria dito Flávio Dino, mas eu tenho que respeitar o senador que foi eleito pelo PSB que tinha apoio ao Aécio e o vice, Carlos Brandão que foi eleito junto comigo e que é do PSDB.

Eu assisti cuidadosamente toda a propaganda eleitoral porque dizia-se no Maranhão que ela viria ou gravaria pedindo voto para o senador Lobão Filho, isso não ocorreu. Inclusive criou um desgaste a nível nacional do PMDB com a presidente Dilma que ficaram magoados. Então eu acredito que o governador Flávio Dino, que foi colocado pra ser presidente da Embratur, a Dilma mostrou que consideração, um carinho, simpatia ao Dr. Flávio Dino e o Maranhão, independente de ser o Flávio Dino ou outro, o governo do Maranhão não pode ser tratado de forma a prejudica-lo ainda mais. Nosso estado não pode reclamar do Governo Federal, o Maranhão é o 4º estado que mais recebe recursos federais no Brasil, para todos os tipos de atividades que você imaginar, pra saúde, saneamento, para penitenciárias, para tudo isso, agora infelizmente não estão sendo usados corretamente. Várias obras inacabadas, estradas que antes de inaugurar já estão quebradas, como a de Coroatá a Vargem Grande, Hospitais reformados 3, 4 vezes com recursos diferentes. Eu acredito sim, que Flávio Dino não pensa somente em seu mandato de governador, ele acredita em um Maranhão novo, diferente", disse Diogo.
No MaraCap você já sabe, sempre com grandes prêmios para fazer você mudar de vida. Olha só o que pode ser seu no próximo domingo (02/11), dia do sorteio:

1º PRÊMIO – UMA HONDA FAN KS 125
2º PRÊMIO – R$ 10.000,00 (DEZ MIL REAIS)
3º PRÊMIO – UMA CB 300R
4º PRÊMIO – UMA BMW – SÓ NO QUARTO PRÊMIO

E NÃO PARA POR AI:

Ainda tem 20 rodadas da sorte de R$ 1.000,00! São mais 20 chances pra você ganhar.

Não perca tempo, vá agora mesmo aos pontos de venda (veja abaixo) mais pertinho de você e adquira já seu MaraCap. Tá esperando o que? Corra enquanto há tempo.

• Master Promotora – ao lado da lotérica da Tresidela
• Farmácia reis – no início da ponte.
• Distribuidora de agua JB na Tresidela
• Farmácia S.O. S – Centro
• Eletro variedades- centro
• Real Som – em frente à Praça José Sarney
• Paraíso das Confecções – Centro
• Alípius Cd- em frente a Agrocampo
• Banca de CD do Lindomar na Praça da Bíblia
• Banca de CD do Marcos – Próximo ao Mercado
• Banca de CD do Nego-próximo ao complexo

O sorteio é domingo as 9 da manhã no canal 11, tv difusora.

MARACAP É MARA, É DA GENTE!

O jovem Saddam Nunes, o “novo queridinho” de Ricardo Murad, concedeu uma pequena entrevista na manhã de ontem, segunda-feira (27/10), no Programa do Pacheco, pela TV Difusora, canal 11.

Saddam iniciou suas palavras falando sobre todo o esforço na campanha para a reeleição de Dilma Rousseff e foi efusivo ao destacar que caso Aécio tivesse sido eleito presidente do Brasil, o país estaria retornando ao passado.

“Estamos alegres pelo grande trabalho, o longo trabalho concentrado em Coroatá e em todo o Brasil pela reeleição da presidente Dilma. O que estava em jogo ontem não era simplesmente a reeleição da primeira mulher presidente do país, o que estava em jogo ontem era a confirmação de um projeto democrático, popular, voltado exclusivamente, prioritariamente para o benefício do povo brasileiro, sobretudo aqueles a quem o estado brasileiro sempre renegou o abandono e a Dilma, ontem, confirmou com toda a sua votação expressiva, consagradora, que o Brasil não queria o retrocesso. Não queria a volta ao passado de quem quebrou o Brasil três vezes, pediu empréstimo ao FMI, a quem só trouxe recessão, arrocho salarial, diminuição dos direitos dos trabalhadores e nós dissemos não a tudo isso, e dissemos sim ao presidente Lula e a todo o trabalho do Nordeste”.

Questionado pelo apresentador Pacheco Filho sobre a ‘neutralidade’ do governador eleito Flávio Dino, Saddam respondeu que tal atitude será marcada na história do Maranhão.

“A história vai dizer isso. Quando a Dilma esteve em momento de dificuldade, viraram as costas e esqueceram de todo o histórico e aliança em favor do Maranhão. Aqui em Coroatá tivemos as maiores forças políticas no primeiro turno, com muita estrutura e dizendo votar em Dilma, mas quem foi pra campanha, pra rua, ostensivamente, a população e a cidade inteira sabe, foi o grupo de Ricardo, o PT, Andrea, todos os amigos que foram”, disse.
Os cemitérios contam muito sobre a história de uma cidade. É o caso do cemitério Central de Coroatá, onde estão enterradas pessoas que fizeram parte do crescimento do Município.

No entanto, devido ao pouco espaço, nos últimos anos, têm-se enterrado defunto sobre defunto, um total desrespeito aos mortos e a seus familiares.

Como se não bestasse, o outro cemitério disponível à população, é o do Jordão, que está em completo estado de abandono, túmulos são mexidos, sujeira, falta de conservação, construção de casas onde as pessoas estão dividindo espaço com os mortos; são vários os exemplos de descaso, são anos na mesma situação, e o pior, só são limpos próximo ao dia de finados.

O que os mortos desses dois cemitérios querem falar não se sabe, mas os vivos devem deixar uma mensagem clara inscrita em cada túmulo, conservem os cemitérios limpos, pois morre gente todos os dias, respeitem a memória daqueles que fizeram parte da história e não estão mais aqui. Por fim ergam uma capela para que as famílias façam suas últimas homenagens aos seus entes queridos.

LEIA OUTRAS PUBLICAÇÕES DO "FALA DOUTOR":

 Educação se presta para o que presta
 Uma nova forma de enganar o eleitor
 Benefícios e malefícios da vinda de um presídio
 Advogado Floriano Reis fala sobre novos tempos em nova gestão
 A intervenção no Maranhão e as urnas; entenda!
 Advogado Floriano Reis diz ter se “assustado” por comentário sobre UPA


Texto escrito por Floriano Reis, um dos advogados mais respeitados na cidade de Coroatá. Ele sempre tem colaborado com o Coroatá Online nos enviando suas opiniões a respeito de vários assuntos e resolvemos abrir este espaço (coluna) para suas publicações. Nós o agradecemos por essa parceria!


Siga o Coroatá Online no Twitter e curta nossa página no facebook

Em uma das eleições mais acirradas do país, o Maranhão foi o estado que mais contribuiu proporcionalmente para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Com 99,95% das urnas apuradas, 78,76% dos votos válidos foram dados para a representante do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em Coroatá a diferença foi maior que no Estado. Dilma venceu com quase 81% dos votos (80,95%), contra 19,05% de Aécio Neves. A petista havia conseguido 21.777 votos no 1º turno e agora no 2º turno teve 23.296; já Aécio conquistou 2.392 votos no 1º turno e 5.484 no 2º.


A petista Dilma Rousseff, 66 anos, foi reeleita presidente do Brasil neste domingo (26/10), na eleição mais acirrada desde a redemocratização. Dilma derrotou o candidato do PSDB Aécio Neves no segundo turno das eleições.

Com a reeleição de Dilma, o PT entra em seu quarto mandato consecutivo à frente do mais alto cargo executivo do país. Dilma deverá enfrentar agora uma situação econômica adversa e um Legislativo dividido.

Diante de uma vitória apertada nas urnas, Dilma começou seu discurso de vitória pedindo paz e união, e declarando estar aberta ao diálogo.

Interrompida diversas vezes por militantes que não conseguiam conter a euforia, a petista sinalizou que vai se empenhar para tirar a reforma política do papel e fazer mudanças para melhorar o andamento da economia.

Após uma disputa acirrada que rachou o país em dois polos, Dilma afirmou que não acredita que o país esteja dividido. “Entendo, sim, que elas [eleições] mobilizaram ideias e emoções às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum: a busca de um futuro melhor para o país”, disse.

Para ela, o resultado apertado pode ser um sinal de mudanças mais fortes – seguindo um mote da campanha dela.

“Nas democracias maduras, união não significa necessariamente unidade de ideias, nem ação monolítica conjunta. Pressupõe, em primeiro lugar, abertura e disposição para o diálogo”, afirmou e declarou estar aberta ao diálogo.